O V Dia do Petróleo acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2020 tem como objetivo disseminar o aprendizado e aperfeiçoamento das competências técnicas e profissionais, aproximando as empresas e os alunos do curso de Engenharia de Petróleo do CESFI. Contando com o apoio dos professores do Departamento de Engenharia de Petróleo, da Direção Geral do CESFI, dos acadêmicos, da SPE (Society of Petroleum Engineers).

Nas edições anteriores, o evento era realizado em um único dia, com palestras no período matutino e vespertino e ao final uma competição titulada como PetroQuest, uma versão simplificada do PetroBowl. A edição do ano 2020 será diferente, devido ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 o Capítulo e seus membros se reinventaram nesse período tão delicado para continuar trazendo conteúdos atuais, relevantes e de qualidade para os estudantes estarem cada vez mais preparados para o mercado de trabalho e todas as oportunidades que a indústria O&G pode oferecer.

O evento será totalmente gratuito com transmissão ao vivo pelo Youtube sendo um minicurso, duas palestras e um Webinar divididos entre os dias 23,24 e 25 de novembro.

Minicurso

O Capítulo Estudantil SPE UDESC tem a honra de apresentar o primeiro convidado que estará conosco no nosso evento, Mathias José Kreutz Erdtmann, formado em 2006 em Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia de Controle e Automação, Especialista em Engenharia de Petróleo, Engenheiro de Petróleo a 12 anos na Petrobras e a 3 anos Gerente de Reservatórios em Ativos de Produção. Participou do desenvolvimento da produção do Pré-sal da Bacia de Campos e hoje continua atuando na área. 

No dia 23 de novembro o nosso convidado conduzirá o minicurso "Histórico, Novos Desafios e o Futuro do Petróleo no Brasil", das 14h às 17h, sobre gestão de pessoas e os desafios do gerente no século 21. A indústria de óleo e gás volta os olhos para a tecnologia aliada a colaboração organizacional, lidar com a redução de funcionários, ter conhecimento em ciência de dados e trabalhar com inteligência artificial. 

Palestras

O Capítulo Estudantil SPE UDESC, apresenta o convidado Mauro Destri que estará conosco na primeira palestra do V Dias do Petróleo.

 

Mauro Destri é Bacharel em Contabilidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBAs em Contabilidade e Auditoria, Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial. Possui mais de 10 anos de experiência como gerente de ativos de produção de O&G. É especialista em descomissionamento de plataformas, linhas, dutos e equipamentos submarinos. Atualmente é o CEO da Destri Consulting.  

No dia 24 de novembro, nosso convidado conduzirá a palestra "Mercado de Óleo&Gás e energia. Até onde você está atualizado?", das 18h30 às 19h30, na qual abordará uma visão geral do setor energético, os caminhos que o mercado de O&G estão seguindo e quais são os desafios futuros para essa indústria. 

O Capítulo Estudantil SPE UDESC tem a honra de apresentar o nosso convidado Matteo Cervelli, graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Pisa na Itália, e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Desde 2018 atua no setor de energia renovável e, atualmente, é um dos associados do projeto “Até o último barril”. Além disso, Matteo é co-fundador do programa “MAIS ENERGIA”, uma startup voltada a capacitação de jovens profissionais para o mercado de energia renovável.

No dia 24 de novembro, o nosso convidado conduzirá a segunda palestra da noite "Sinergia entre as Renováveis e o O&G", das 20h às 21h, na qual abordará o contexto da transição energética no Brasil, a importância e os desafios da cooperação entre essas gigantes e potenciais áreas.

webinar

Obedecendo ao mesmo formato das mesas redondas, porém de maneira virtual, o webinar tem como objetivo trazer discussões sobre temas atuais e inovadores referentes à indústria do petróleo de modo a estimular o pensamento sobre o futuro dos profissionais, do meio ambiente e do setor de energias como um todo.

Os convidados e o moderador conduzirão o webinar “Empreendedorismo e Inovação no setor Óleo&Gás”, no dia 25 de novembro, das 18:30 às 20:00.

A primeira convidada será a Laís Rio, estudante de Geologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estagiária na Agência Nacional do Petróleo (ANP), co-fundadora da CO2Nature e membro da rede Youth Climate Leaders.

O segundo, Douglas Soares dos Santos, D.r em Engenharia Química pela University of Birmingham (UoB/UK), possui seis anos de experiência em tecnologias para captura e armazenamento/reuso de dióxido de carbono (CCS+EOR e CCUS). Desenvolveu estudos sobre a adsorção de dióxido de carbono em carvão ativado, modificado por técnica de impregnação, com reator de leito fixo em condições de pré e pós-combustão.

O terceiro, Natan Battisti, Engenheiro de Petróleo formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente faz parte do Group Development & Operations da Premier Oil como Group Dev&Ops Technical Engineer e atua como estagiário de HSES e Operações. Em 2020, Natan se tornou um dos fundadores do AUB onde lídera um projeto que busca estreitar a ponte Universidade - Estudante - Indústria.

.

Como moderador, o Professor Luiz Hegele, D.r em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-Doutorado na área de fenômenos de transportes, na Technische Universität Clausthal (TU Clausthal), na Alemanha. Em 2010 atuou na Petrobras como Engenheiro de Petróleo, hoje é professor adjunto na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atualmente é o Sponsor do Capítulo Estudantil SPE UDESC.

Inscrição do evento 

Cronograma do evento

Cronograma do evento

CRIADO PELA COMISSÃO DE MARKETING DO CAPÍTULO ESTUDANTIL SPE UDESC

Av. Lourival Cesario Pereira, s/n, Ed. Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú - SC 

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter