A UDESC

A UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, foi criada no dia 20 de maio de 1965 e instituída fundação em 1º de outubro de 1990. Integrando o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina tem como lema uma educação pública e gratuita de qualidade, atividade na qual vem sendo oferecida atualmente a aproximadamente 10.000 estudantes. Está estruturada na forma de multicampi, sendo estes distribuídos em nove cidades do estado de Santa Catarina.


É uma instituição que tem por objetivo a produção, preservação e difusão do conhecimento nas diversas áreas do saber por meio do fomento às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesses últimos 50 anos em que vem atuando, a UDESC é considerada a 18ª melhor universidade do Brasil, e a 4a melhor Estadual segundo dados de 2014 do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.


O CESFI

O CESFI, Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, é um dos campi da UDESC. Situado na cidade de Balneário Camboriú, foi fundado em 20 de Maio de 2010 através do Decreto 3.276/2010, assinado pelo então Governador de Santa Catarina, Leonel Arcângelo Pavan. Não obstante do fato de o CESFI só ter sido fundado em 2010, desde o ano de 2004 já havia a atuação da UDESC na cidade através de convênio firmado entre a reitoria da Universidade e a prefeitura. A concretização do CESFI veio através de muitos esforços, uma vez que a população de Balneário Camboriú e região solicitava incessantemente a instalação de uma universidade pública na região.


A partir do dia 09 de dezembro de 2010, o Conselho Universitário da UDESC definiu o curso de Engenharia de Petróleo como o primeiro curso do centro. Atualmente, o CESFI conta com dois cursos: Engenharia de Petróleo em turno integral e Administração Pública no turno noturno.

 

A região da Foz do Rio Itajaí está localizada no litoral catarinense e é considerada importante no setor petrolífero por estar próxima dos blocos de Tubarão, Estrela do Mar, Coral, Caravela, Caravela do Sul, Baúna, Piracaba e alguns outros da Bacia de Santos. Outro fator relevante na região é a atuação de empresas que produzem módulos para plataformas e embarcações de suprimentos, e também de empresas que trabalham com simulação.

O CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

O curso de Engenharia de Petróleo do CESFI teve a sua primeira turma iniciada em junho de 2011. Atualmente, o curso já apresenta mais de 300 alunos matriculados, 15 professores efetivos, sendo desses 13 doutores, e 8 professores colaboradores. Recentemente, o curso foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Santa Catarina, conforme a Resolução No 248, e também foi reconhecido pelo MEC com nota 4,03.

CRIADO PELA COMISSÃO DE MARKETING DO CAPÍTULO ESTUDANTIL SPE UDESC

Av. Lourival Cesario Pereira, s/n, Ed. Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú - SC 

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter